Janela Ideal Para Cada Ambiente (Material)

Se as janelas abrem para trazer novas possibilidades, abrimos com elas também a vontade de aproveitar um dia que há pouco nasceu. Deixam os raios do sol aquecerem nossa cama. Uma casa sem janelas, não pode ser feliz. Afinal, desde criança, nos desenhos pré-escolares, as janelas representam os olhos de nossa casa . E é de lá que observamos o mundo. Pode até parecer uma escolha simples, mas antes de decidir qual janela usar na sua casa, é necessário avaliar algumas questões além da estética. Vale destacar que não só a beleza deve influenciar a sua decisão, mas também a incidência de luz e a ventilação no ambiente.   As janelas, afinal,  são antes de mais nada peças funcionais. A história de que todos os cômodos da residência devem ter janelas no mesmo padrão não passa de mito! Na verdade, o mais indicado é escolher uma janela adequada para cada espaço. Quer saber qual é o tipo de janela ideal para cada ambiente do seu lar doce lar? Na escolha do tipo de janela que você dará ao seu lar, alguns detalhes são muito importantes. Um deles  é quanto ao tamanho do vão para a instalação da janela. Em geral a escolha é por medidas de 1 cm mais alto e 2 cm mais largo do que a janela. A instalação é geralmente feita já no fim da obra, quando não há possibilidades de acidentes que comprometam a estrutura do objeto já instalado. As medidas mais comuns para a instalação de janelas são: 1.20 x 1.00, 1.20 x 1.20 e 1.40 x 1,20. Se por acaso você desejar uma janela sob medida, o preço geralmente varia em 30% mais caro e o prazo é estimado em 25 dias para a entrega.

 

No que se atentar

As características do modelo escolhido irão influenciar muito a aparência externa de sua casa. Além das características estéticas, a atenção quanto a posição da construção deve ser estudada. Casas que recebem mais luz solar, podem ter janelas mais amplas, mas que ofereçam um melhor controle de abertura e fechamento para controlar a temperatura interna do lar. Casas que fiquem à sombra, podem ter mais de uma janela. A ideia é aproveitar ao máximo a luz natural no ambiente e fazer com que isto seja uma forma eficiente de economizar energia elétrica no lar. Outro detalhe importante, além do material utilizado, é quanto a cor escolhida. Prefira tons de cores que ofereçam contrastes ao revestimento. Ou seja, se o seu revestimento for em cores claras, opte por janelas com cor escura e vice e versa. Por fim, como dissemos anteriormente, procure sempre saber a procedência do material comprado e peça a instalação cuidadosa.

 

Janela de madeira

Segundo pesquisas, a janela de madeira é a preferida dos brasileiros. A madeira é um excelente material para isolamento térmico e pode ser encontrada em diversos tipos e formatos muito interessantes. Seu material pode ser pintado com verniz em diferentes tonalidades ou ainda com o uso de esmalte sintético para acabamentos mais coloridos. O principal cuidado é quanto à manutenção rotineira que é necessária, principalmente quanto às variações de temperatura, que podem empenar e descolorir a janela ao longo do tempo. Além do cuidado rotineiro com a manutenção por conta das variações de temperatura, o cuidado com materiais que evitam cupins deve ser constante. Embora a atenção com estes cuidados deva ser constante, a beleza das janelas de madeira sempre terá características mais acolhedoras com relação as outras.

 

 

Janela de alumínio

As janelas de alumínio proporcionam um ambiente com temperatura mais agradável. Mais modernas do que os modelos em madeira, este tipo de janela é também mais seguro e econômico, podendo ser encontrado facilmente nos mercados especializados e casas de materiais para construção. A grande vantagem do uso de janelas de alumínio comparada a janela de ferro, é que as janelas de alumínio não enferrujam. A durabilidade é outro atrativo neste tipo de janela que, com uma limpeza constante poderá estar sempre bonita e com aspecto agradável. A desvantagem está quanto o cuidado que deve ser tomado na instalação, já que o material pode ser facilmente amassado. Outro cuidado deve ser quanto a estética da fachada, já que modelos de janelas de alumínio não ficam bem em qualquer ambiente.

 

         Janelas em PVC

O modelo que oferece melhor isolamento acústico é também atérmico, ou seja, não esquenta e nem esfria. Este modelo é ótimo para uma visão externa ampla, já que os mais comuns são compostos com grandes vidros. São fáceis de limpar e ligeiramente mais caras do que os modelos em alumí­nio. Os modelos de PVC não são aconselháveis em condições climáticas extremas, como em locais muito afetados por fortes chuvas ou sol intenso.

 

       Mistura de materiais

Caso você goste tanto dos diferentes modelos a ponto de ficar na indecisão por qual comprar, a dica é explorar as diferentes características do seu lar para que a instalação de peças diferentes seja possí­vel. Para isto, a melhor solução é contar com a consultoria de um bom profissional de arquitetura. O mais importante é que o imóvel fique exatamente da forma que mais lhe agrada e as janelas possam abrir paisagens sempre agradáveis e convidem os bons dias para a sua rotina.

 

      Manutenção

A manutenção das janelas deve ser feita conforme as indicações do fabricante. Contudo a utilização de sabão neutro é sempre segura. Evite composições abrasivas e o uso de materiais ásperos, como esponjas grossas ou palhas de aço. Verifique periodicamente se o material empenou por características da temperatura local e repinte apenas com materiais que deem acabamento refinado às peças.

 

compartilhar:

Deixe uma resposta