As portas de correr são ótimas soluções de espaço e / ou mobilidade dentro e fora da nossa casa. Elas nos permitem separar e unir visualmente espaços com incrível simplicidade e elegância, além de serem uma alternativa fácil de encontrar em diferentes cores, materiais e acabamentos, entre eles madeira natural, PVC, alumínio ou MDF com acabamento laqueado, vidro, entre outros.
Tipos de portas deslizantes
Portas de passagem: existem diversos tipos de porta de correr, mas o mais comum é o modelo de tamanho grande, que possibilita que a porta seja fixa no teto, sem trilhos na parte debaixo e um guia bem discreto na parede. Essas são as famosas que precisam de mas espaço e são mais pesadas.
Portas de pátio: Outro uso bastante comum deste tipo de porta é entre a sala de estar e o pátio, terraço ou jardim. Essas portas são de vidro e garantem não apenas o visual agradável de quem tem verde em seu jardim, mas também a iluminação natural se faz mais presente dentro deste tipo de casa.
Portas Pocket: estas são portas que se assemelham às estruturas tradicionais, mas possuem abertura deslizante para a direita ou para a esquerda. São praticamente apenas um painel e é uma solução perfeita para lugares que não têm muito espaço, já que a área ocupada para a abertura é mínima.
Prós e contras de uma porta de correr
Como todas as outras, este tipo de portas nos interiores ou exteriores têm suas vantagens e desvantagens. Se tivermos que começar com as vantagens, enfatizamos que não precisamos de quase nenhum tipo de espaço para abrir a porta, o que torna uma alternativa fantástica para o interior da casa.
E precisamente por isso, ao introduzir esses tipos de portas, é possível criar a ilusão de ter mais espaço. Elas são fáceis de manter, modernas, fáceis de abrir e fechar (geralmente) e é muito fácil encontrá-las em diferentes tipos de materiais.
Por outro lado, sabemos que não são muito recomendáveis (se estamos falando de portas de pátio) para lugares onde os ventos são muito fortes ou se as condições climáticas são adversas durante a maior parte do ano. Eles não são tão resistentes à mudanças bruscas de temperatura e também não garantem isolamento acústico como outros modelos.
Devido à corrosão de algumas das suas peças quando falamos sobre portas deslizantes exteriores, muitas vezes acabam se tornando realmente difíceis de abrir e fechar. Esse tipo de porta não é tão segura quanto podem ser outras portas mais robustas, uma vez que em muitos casos têm uma espessura menor, são feitas de vidro e podem ser facilmente quebradas. Também não são recomendadas para as pessoas que possuem um espaço muito limitado, já que precisam garantir o conforto do deslize lateral, sem obstruir a passagem – neste caso é mas recomendado o uso de uma porta camarão.
Trancas, caixilhos, trilhos e fechaduras para portas de correr
Os diferentes tipos de trilhos das portas deslizantes nos permitem abri-la de uma forma ou de outra, além de ter características diferentes em termos de estética, funcionalidade ou resistência.
O trilho deve funcionar em conjunto com a espessura da sua porta, então, vale a pena procurar uma ajuda profissional para que tudo saia perfeito. Também é importante manter sempre em perfeitas condições o sistema de abrir e fechar para que a porta deslize sempre sem problemas e da melhor maneira possível.
Se o assunto é fechadura para a porta do pátio, recomendamos que você aposte em uma tranca estilo bico-de-papagaio ou, para quem é mais sofisticado, dá para apostar em um código ou tranca automática. Quem escolhe uma porta de correr flutuante, com trilhos aparentes, é melhor apostar em um pequeno ganchinho como tranca no cômodo a ser isolado ou então em um sistema que bloqueie o deslize da porta.
Quais superfícies são melhores para uma porta deslizante?
As grandes superfícies que precisam economizar espaço são os melhores candidatos para instalar esta variante de portas de bolso.
Eles são ideais como um conector para uma parte da casa com outro, para separar o pátio ou o convés do interior da casa, para armários, vestiários, terraços, quartos, salas de estar que compartilham espaço com a cozinha…
Sempre tendo em mente que eles devem estar dentro da casa ou uma vez após a porta da frente, mesmo que as possamos no quintal. Tenha em mente que este tipo de portas não servem como porta de entrada para uma casa por falta de segurança, entre outras coisas.
Quanto custam?
Se você se perguntar qual o preço desse tipo de portas, a realidade é que você pode encontrar grandes diferenças dependendo do fornecedor e do material e qualidade da porta escolhida.
Para uma porta de MDF básica, o preço pode ser de cerca de R$ 300 aproximadamente, agora se a escolha for por um material de mas qualidade, com reforço de alumínio e materiais nobres, as portas podem custar entre 2 mil e 3 mil reais, por exemplo.